Todos queremos um sorriso perfeito, com dentes alinhados, brancos e sem falhas. A reabilitação de implantes tem sofrido vários avanços ao longo dos anos. De modo, a melhorarem a qualidade de vida das pessoas. Não só a nível estético, mas também numa boa mastigação dos alimentos, que auxilia a absorção de nutrientes.
Ao contrário das próteses removíveis, que geram algum desconforto e falta de confiança, os implantes dentários apresentam várias vantagens. Produzidos em titânio, os implantes funcionam como raízes artificiais. E sobre elas são colocadas coroas unitárias ou pontes fixas totais ou parciais.
O que é?
Um implante dentário permite substituir um dente natural, podendo ser colocado no osso do maxilar. Permitindo, suportar forças, comer, mastigar ou trincar, como acontece com os dentes naturais.
A falta de dentes pode ocorrer pela cárie, doenças nas gengivas, traumatismos e também a idade.
Com a falta do dente, os dentes que estão ao lado, tendem a deslocar-se para o espaço deixado pelo dente perdido. Causando desequilíbrios nas arcadas dentárias, o que pode levar à perda de mais dentes.
Os implantes dentários são postes metálicos que são colocados cirurgicamente no osso dos maxilares, por baixo das gengivas. E, uma vez colocados, permitem que o dentista coloque dentes sobre eles.
Os implantes dentários permitem restituir as funções dos dentes naturais (mastigatória, fonética e estética). Sendo, portanto, a mais avançada e moderna opção para substituição de dentes.
Para receber um implante, é necessário ter gengivas saudáveis e um bom osso de suporte. Uma higiene oral cuidada e, acima de tudo, consultas regulares ao dentista são importantes para que o implante tenha sucesso.
Cirurgia de implante dentário
É uma cirurgia muito segura e utilizada com muito frequência por todo o mundo. Ou seja, a cirurgia de implante dentário veio melhorar muito a qualidade da reabilitação oral.
Os implantes são colocados em locais onde existe osso e gengiva suficiente e saudável. Não aplicados a casos que não apresentem as condições mínimas de quantidade e qualidade de osso. Ou, acima de tudo, se apresentar alguma limitação ao nível da saúde em geral.
Como é feito
Na cirurgia de implante dentário, por norma, é administrada anestesia local e infiltrada. Em seguida, é feito um corte na área onde se planeou colocar o implante. É formado um orifício no osso para posteriormente se colocar o implante dentário.
Após a colocação do implante no osso, a gengiva é cheia, para que se possa colocar o dente artificial.
O implante, depois de colocado, permanece estável ao logo do tempo. A sua superfície de titânio une-se com o osso que o circunda.
Riscos
Semelhante a qualquer cirurgia, podem ocorrer riscos com a cirurgia de implante dentário. Uma dor ligeira, inchaço e infeções, são sintomas que podem ocorrer, mas que são facilmente resolvidos com medicação.
A cirurgia de implante dentário é atualmente bastante segura. Mas tem de haver o cumprimento de vários cuidados básicos tanto por parte do profissional como do paciente.
Pós-operatório
Na recuperação da cirurgia do implante dentário não ocorre nada de preocupante e não obriga a qualquer repouso, nem suspensão laboral. Ou seja, a recuperação é quase imediata.
Quanto tempo duram
Geralmente os implantes duram entre 10 a 20 anos. Dependendo da zona onde se encontra e da higiene oral de cada pessoa. Saiba como escovar os dentes corretamente.
Consulte o dentista regularmente para prevenir e tratar doenças orais.
Vá ao nosso Facebook e deixe o seu Gosto! 👍
De modo a estar sempre a par de todas as nossas campanhas, é por lá que as anunciamos!
A Consulta de avaliação não tem custos! Marque já a sua através do Chat do Facebook. 🙂
Marque a sua consulta em nossas clínicas dentárias:
PORTO | Rua do Campo Alegre, 1644
226 103 044 – 968 197 300
LEIRIA | Rua Miguel Torga, loja 207
244892 071- 926 632 022
COIMBRA | Rua Carlos Seixas, 98
239 705 212 – 926 204 421