Os dentes do siso ‘nascem’ normalmente entre os 16 e os 20 anos. Normalmente, nascem progressivamente sem qualquer tipo de sintomas ou dores, tal como os outros dentes.

Temos no total 4 dentes do siso, que vão nascer de forma aleatória, e dependendo do espaço disponível no fim das arcadas dentárias.

Mas, antes de pensar extrair estes dentes, leia as seguintes recomendações da equipa O meu Doutor:

extração do dente do siso só deve ser considerada quando existe uma falta de espaço para a sua completa erupção ou quando o dente em questão permanece incluso. Isto porque esta situação pode originar sintomatologia. Esta pequena cirurgia também poderá ser considerada quando o dente do siso provoca dores fortes de forma prolongada.

Contudo, apesar de uma dor ‘suportável’ e uma possível inflamação da gengiva, se estes sintomas não forem muito intensos, não será necessário extrair os sisos.

Hoje em dia, existem técnicas e medicações que facilitam a extração dos sisos, minimizando o aparecimento de riscos e complicações associados à cirurgia.

Mas, dentro destes riscos pouco recorrentes, existe uma possibilidade de lesar o nervo dentário e assim surgir uma parestesia. É uma perda de sensibilidade e sensação de formigueiro e inchaço, sintomas parecidos com a sensação de anestesia. Esta parestesia é reversível, mas, pode durar dias, semanas ou meses a passar, consoante o grau de lesão. No caso de se verificar mesmo um corte completo desse nervo, ficamos perante uma situação mais grave: uma paralisia da área afetada. Por esta razão, a extração do siso deve ser sempre bem ponderada.

pós operatório poderá ser semelhante ao de qualquer outra extração de dente. A recuperação após a cirurgia é muito rápida e não requer dias de repouso. Assim, o paciente pode regressar quase de imediato à sua atividade normal.

Contudo, existem alguns cuidados a ter em conta, nomeadamente com a alimentação: evitar alimentos duros ou muito quentes nos primeiros dias, tomar a medicação prescrita, evitar álcool, e, se possível, evitar fumar.

Qualquer questão adicional ou dúvida, marque já a sua consulta de avaliação sem custos! Um dos nossos Médicos Dentistas irá dar-lhe a opção mais viável para o seu caso. Quais as vantagens deste tratamento e quais as facilidades de pagamento temos para si! 🙂

Vá ao nosso Facebook e deixe o seu Gosto!
Assim, vai ficar sempre a par de todas as nossas campanhas!
Onde estamos:
PORTO | Rua do Campo Alegre, 1644
226 103 044 – 968 197 300
LEIRIA | Rua Miguel Torga, loja 207
244 892 071 – 926 632 022
COIMBRA | Rua Carlos Seixas, 98
239 705 212 – 926 204 421
Contacte-nos!